Tendências do marketing digital em 2017

18 Janeiro 2017

Tendências do marketing digital em 2017

Agora que 2017 começou é também altura para tirar conclusões sobre o ano que passou e fazer algumas previsões do que pode acontecer a nível do marketing neste novo ano. Assim a inCentea Marketing e Inovação aponta algumas daquelas que vão ser as tendências de marketing em 2017.

Social Media - Vídeo e Live
Acompanhando já a tendência de 2016, o vídeo continuará em 2017 a ser uma das principais tendências do marketing nas redes sociais. Mais do que o vídeo, as transmissões ao vivo retêm cada vez mais a atenção do público. No caso de algumas redes sociais, como o Facebook, chamam a atenção do público também porque a rede projecta melhor estes conteúdos e porque os usuários são notificados por defeito acerca de transmissões ao vivo.

Mobile First
Além de preparar bons conteúdos é importante preparar todos os conteúdos a pensar no mobile (já deve ter ouvido a expressão "mobile first" nos últimos tempos). A vitória do mobile sobre o desktop não faz mais parte das previsões porque já é uma realidade. Os seus conteúdos, mas sobretudo o seu site, devem estar preparados para essa realidade.

SEO - rapidez e segurança
Os motores de busca, nomeadamente a Google focada agora no seu projecto AMP (acelerated mobile pages), darão cada vez mais prioridade a sites rápidos e user friendly.

Quanto melhor a velocidade de carregamento, a segurança das páginas (através de certificados SSL) e a experiência em mobile, melhor será o desempenho dos sites nos resultados dos motores de busca.

Cada vez mais Apps
Com os smartphones a tornar-se cada vez mais os computadores pessoais, as apps são cada vez mais os complemento aos websites e lojas online. Dependendo de cada negócio pode, inclusive, fazer sentido ter a app como principal canal online e essa é uma grande tendência (basta  olhar para exemplos como os da Uber ou do Tripadvisor).

Automação de Marketing
Em vez de ter de repetir as mesmas operações vezes e vezes sem conta, a automação de marketing, especialmente a de email e SMS, permite que uma ferramenta faça isso por si. Por exemplo, cada vez que alguém da sua base de dados fizer anos, é-lhe enviado um email ou SMS de parabéns previamente preparado, sem que tenha de se fazer mais nada posteriormente. Nos websites e social media a tendência é que cada vez mais bots possam fazer algum do atendimento por si, respondedo a questões mais genéricas dos consumidores.

Realidade Virtual e Aumentada
Depois do sucesso de Pokemón Go em 2016, as empresas vão em 2017 continuar a procurar formas de explorar a realidade aumentada  e realidade virtual com o mesmo sucesso que os criadores do jogo tiveram em 2016.

Conteúdo de curta duração
O mesmo fenómeno que explica o sucesso do Snapchat - o facto do conteúdo desaparecer - trouxe em 2016 novidades às redes sociais, nomeadamente ao Instagram, com a implementação do Stories (conteúdo que desaparece em 24h). Outras redes sociais, nomeadamente o Facebook, estudam também incorporar esta opção às suas ferramentas.