O seu website e correio eletrónico são seguros?

29 Outubro 2015

Esta é uma questão com a qual já se deve ter deparado muitas vezes, porque provavelmente já se encontrou num cenário de:

    •    o seu website foi atacado e deixou de estar online ou apresenta conteúdos que não são os originais;
    •    o envio e receção de correio eletrónico não funciona, pois o domínio está sob ataque;
    •    entrou num website, inseriu dados, mas afinal esse website apenas queria recolher dados, com objetivos maliciosos;
    •    o seu website não está online porque um vírus está a impedir que funcione corretamente.

Todas estas situações de segurança podem ser combatidas através de uma solução que se chama Certificado de Segurança (SSL - Secure Sockets Layer).

O que é?

É uma tecnologia de segurança que codifica os dados entre um computador e um website, evitando que sejam intercetados e garantindo a sua entrega, como é o caso de dados de cartão de crédito, contas bancárias ou palavras-chave. São ainda uma assinatura digital atribuída a uma entidade, quer seja individual ou entidade, com o objetivo de garantir aos vários destinatários a identidade e autenticidade do titular de um endereço email.

Como funciona?

Os Certificados de Segurança permitem-lhe aumentar drasticamente a segurança dos seus visitantes, criando um canal de segurança entre o browser e o servidor web. Esta encriptação de informação é especialmente importante, em websites que contenham ou recebam dados pessoais, efetuem transações, ou disponibilizem ficheiros confidenciais. Na vertente do email são também bastante usados, para garantir segurança no acesso e leitura das suas mensagens.

Como sabemos se estamos a aceder a um website seguro?

Esta validação é simples de fazer: basta verificar se o endereço do website contém um "https" ao invés de um "http". O "s" significa "secure". Por exemplo, o website da inCentea MI deixará de ser http://www.incentea-mi.pt para passar a ser https://www.incentea-mi.pt.

Porque é fundamental?

Porque o Certificado de Segurança permite a encriptação de toda a informação do seu site, aumentando a segurança exponencialmente. Ao mesmo tempo, permite que ao nível de email incrementa a segurança nas ligações entre as contas de email e os servidores, garantindo segurança no acesso e leitura das suas mensagens. Ao mesmo tempo, pode colocar um Selo de Segurança no seu website, o que irá permitir o maior confiança a quem navega no mesmo.

Não deixe o seu website, nem o seu correio eletrónico desprotegido. Deixe que a inCentea MI trate da segurança para que se possa focar no mais importante, o seu negócio. Contacte-nos!