7 Tendências do Marketing Digital em 2018

17 Janeiro 2018

A inCentea Marketing e Inovação aponta 7 Tendências do marketing digital a ter conta em 2018

O ano novo 2018 ainda agora começou, mas há muito que se fala das tendências que irão marcar este ano a nível digital.
O objetivo de todas as empresas será adaptar a sua estratégia de modo a estarem alinhadas com as “exigências” do mercado e assim estar mais perto dos públicos que realmente importam para o seu negócio.

Nesse sentido, iremos falar de algumas evoluções que se esperam ver durante 2018 em marketing digital.

  1. Inteligência Artificial (AI) e Realidade Virtual (VR) crescerá em 2018

Cada vez mais se ouve falar de inteligência artificial e do seu impacto nas interações diárias que existem com esta tecnologia.

Algoritmos, chatbots, Messenger, entre outros, são recursos que já utilizam AI para, por exemplo, simular conversações, traçar perfis de consumo e automatizar processos.

Também se espera que a realidade virtual continue a escalar proporcionando novas formas de interagir e captar atenção dos consumidores para as marcas. Objetivo: criar momentos experienciais únicos e marcantes que se traduzam em valor acrescentado aos consumidores.

  1. Aumento dos conteúdos de vídeo

Não é novidade que os conteúdos de vídeos são e continuaram a ser uma das melhores formas de gerar conteúdo relevante para os utilizadores. Este formato de fácil consumo permitirá fazer passar a mensagem de forma direta e de forma mais cativante comparando com outros formatos, como artigos de blog, publicações ou e-books.

Os vídeos curtos e instantâneos disponíveis num determinado período de tempo, conhecidos de plataformas como o Instagram e o Snapchat, continuaram a ter bastante impacto, principalmente junto dos mais jovens. O sentimento de “medo em perder o momento”, também conhecido em inglês pela sigla FOMO (fear of missing out), fará com este tipo de conteúdos continue a aumentar e a ter bastante impacto.

  1. Content Marketing cada vez mais importante

O marketing de conteúdo continuará a sua constante evolução com o surgimento de novos formatos e maneiras de disponibilizar a informação facilitando a sua interpretação.

Conhecido como uma das formas mais acessíveis de produzir conteúdo para suportar a estratégia de marketing, o marketing de conteúdos poderá impulsionar o número de leads, resultado da qualidade e valor dos conteúdos produzidos.

O marketing de conteúdos pode assumir formatos diversos como infográficos, blog posts, webinars, entre muito outros, mas deverão ser escolhidos os formatos que melhor se adaptam a cada caso, a cada estratégia.

  1. Mobile First

A otimização de websites para versões mobile será crucial, não só para aumentar a qualidade da experiência de navegação por parte dos utilizadores, mas também devido às penalizações que se esperam por parte dos motores de busca em resultados orgânicos de pesquisa.

Assim, os motores de busca pretendem entregar aos seus utilizadores não só os melhores conteúdos, tendo em conta os seus termos de pesquisa, como também proporcionar uma agradável experiência de navegação.

  1. Lei da Proteção de Dados

Um dos grandes temas que promete grandes mudanças nas organizações é o novo Regulamento Geral da Proteção e Dados ou RGPD.

A obtenção de consentimento para a recolha e processamento de dados pessoais passará a ser explícita e afirmativa, ou seja, para a utilização de dados pessoais é necessário o consentimento expresso dos seus titulares para a utilização dos mesmos.

Estas mudanças farão repensar as operações de marketing, desde o modo como se faz o tratamento dos dados que chegam à sua empresa até ao simples envio de uma newsletter.

O não cumprimento deste regulamento a partir do dia 28 de maio de 2018 poderá trazer consequências bastante penosas, com coimas que poderão chegar aos 20 milhões de euros ou 4% das receitas anuais da organização.

  1. Social Media

Acompanhado as novidades neste setor, esperam-se alterações que resultem na diminuição do alcance orgânico das publicações. O Facebook, por exemplo, anunciou recentemente que passará a dar mais relevância a conteúdos de família e amigos em detrimento de publicações de marcas e empresas.

Será essencial repensar a estratégia nas redes sociais e disponibilizar orçamentos para a ampliar a divulgação das comunicações através de anúncios pagos segmentados.

  1. SEO

A otimização de conteúdos para motores de busca será também uma das áreas em contante evolução.
Em 2018, com a proliferação das pesquisas por voz e a utilização de assistentes por voz, como o Google Home, a otimização de conteúdos deverá respeitar cada vez mais a forma como as pessoas falam e procuram informação.

Também a parte técnica dos websites, serão um elemento chave para o SEO. Como referido anteriormente, uma página otimizada para mobile terá maior peso para o motor de busca, assim como a velocidade de carregamento e a própria estrutura.