O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma das formas possíveis de comunicar entre uma empresa e os seus atuais ou potenciais clientes.
O email marketing é uma excelente ferramenta de marketing na relação custo/beneficio que permite não só personalizar mensagens, mas também segmentar contactos da sua base de dados de forma simples.Permite comunicar de forma mais eficaz junto do seu público-alvo, podendo ainda medir os resultados e agir em função deles.
Exemplo de fluxo/funil
A quem reagiu
Subscreveu, aderiu
- - E-mail de agradecimento
- - Possível oferta
- - Fidelizar
A quem abriu e não reagiu
Enviar novo e-mail
- - Apresentar novas vantagens
- - Oferta especial
- - Convencer
A quem não abriu
Enviar novo e-mail
- - Alterar o assunto do email
- - Segmente os seus contactos
Interagir com outros meios
SMS, chat
- - Adaptar ao meio de comunicação mais confortável para o utilizador
Siga as seguintes dicas:
Comunicar:
O que comunicar, para quem, de que forma e quais os objetivos! Sabendo o que pretende comunicar com o seu público-alvo, define o funil de vendas para que consiga converter uma lead num cliente (passa a ser uma lead quando um visitante do seu site, por exemplo, lhe dá o contacto de email).
Objetividade da mensagem:
É importante ter conteúdos relevantes captando a atenção dos clientes. Caso contrário deixarão de abrir os seus emails! Não descure o assunto do email.
Importância da lista de contactos:
Com que vai comunicar? Um dos pontos chave são as listas de contactos para onde vamos enviar a comunicação. Não esquecer de ter a opção de não pretenderem receber mais as newsletters (Opt-out)! Esteja atento!
Frequência de envio:
Defina a periodicidade de envio de forma consistente e cumpra-a!
Disponibilidade:
Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e reclamações do cliente que poderão surgir, não só pelo email utilizado para o envio da newsletter, como também através de outros canais.
Escolha uma boa plataforma de envio:
Com a escolha acertada da plataforma fica assegurado que os seus emails chegam da forma adequada e com qualidade. Faça pré-avaliações e evite que os servidores considerem spam!
Design responsive e atrativo:
Com o elevado numero de acessos ao email via smartphone deve garantir que o design é responsive e que as imagens não são muito pesadas.
Análise dos resultados:
Faça uma análise cuidada aos cliques obtidos e à taxa de abertura do email, permitindo ajustar a campanha em comunicações futuras. Avaliar sempre!